RESUMO
A oficina tem como objetivo trabalhar a matemática através de
frações numéricas, sendo possível explorar jogos matemáticos para
desenvolvimento do raciocínio lógico, estratégias de jogos e concentração. Ao
final da oficina, se espera a aquisição de novos conhecimentos e habilidades
matemáticas. Trabalhar conceitos matemáticos através de jogos é uma excelente
técnica de aprendizagem, porque promove a participação, envolvimento do
trabalho em equipe.
Palavras chaves: Frações - Jogos – Aprendizagem
MINISTRANTES
Gilliane
França, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Alagoas. Email: gigi.loved@hotmail.com
Laura
Antunes, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Alagoas. Email: keka_lj@hotmail.com
Rosilene
Ferreira, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Alagoas. Email: rosy_tricolor@hotmail.com
Suany
Priscilla, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Alagoas. Email: suanypriscilla@hotmail.com
1 CONTEÚDO:
Os numerais que representam
números racionais não-negativos são chamados frações e os números inteiros
utilizados na fração são chamados numerador e denominador, separados por uma
linha horizontal ou traço de fração. O tema abordado é um valioso recurso para
o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Através de jogos com frações
explorar a capacidade de resolver os problemas baseados nos fatos e na troca de
experiência. O aluno admitirá a matemática como uma invenção humana, que
apareceu para nos ajudar a resolver e solucionar os problemas do nosso
dia-a-dia.
2 OBJETIVOS:
Geral: representar frações como parte de um todo e usar a ideia de fração ou
divisão na resolução de problemas por meio do jogos coletivos.
Específicos:
- Mostrar o raciocínio lógico matemático;
- Desenvolver estratégias de jogo;
- Estimular a observação e concentração.
3 DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADES:
A
oficina será realizada três momentos, sendo os dois primeiros voltados para dois
jogos, o primeiro será o dominó e em seguida será a pizza de frações. O
terceiro momento será aplicado um jogo online.
1º Momento: Dominó de frações: Na sala chamar de dois a quatro crianças,Colocar
as peças com a face virada para baixo e embaralhá-las. No caso de 2 jogadores,
cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 ou 5 jogadores cada um pega 5 peças. As
peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas.
Inicia o jogo quem tiver na
mão a peça casada 1 e 1. Caso ninguém tenha essa peça, inicia quem tiver a peça
casada 1/2 e 1/2 e assim por diante.
Cada jogador, na sua vez,
coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam
representem a mesma parte do todo considerado.
Caso o jogador não tenha
peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa
jogar.
Caso não haja mais peças a
serem compradas, o jogador passa a vez.
Ganha o jogador que terminar
com as peças da mão, antes do(s) adversário(s).
Caso o jogo “ tranque”, é
possível “abrir”, retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até
que um dos jogadores consiga continuar o jogo.
2º Momento: Pizza de frações: o número de participantes nesse jogo é ilimitado.
O
objetivo do jogo é fazer com que as crianças respondam problemas de fração. O
professor irá ler o problema e o aluno fará a resolução, colocando na pizza o
resultado sob representação fracionária. Faz-se a contagem dos pontos e ganha o
jogo quem acertar o maior número de perguntas.
3º Momento: Jogo online: A criança sob instrução do professor irá resolver
problemas no computador sobre o tema e por a resposta, a partir de cada acerto
ele irá passar de fase, indo para um nível mais elevado.
4 RECURSOS DIDÁTICOS: Data show
5 PÚBLICO ALVO: Alunos do 7° Período Vespertino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Ufal.
6 REFERÊNCIAS
http://educar.sc.usp.br/matematica/jogo_mem.html.
Acesso em Janeiro de 2013.
http://www.estudamos.com.br/fracao/tipos_de_fracoes.hp.
Acesso em Janeiro de 2013.
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/enigma-fracoes-424205.shtml.
Acesso em Janeiro de 2013.
NUNES,
Terezinha. CAMPOS, Tânia M. M. MAGINA, Sandra. BRYANT, Peter. Educação Matemática. Números e
operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
ANEXOS
Pizza de frações
Gostei muito do blog de vcs...
ResponderExcluirMeninas, essa oficina ai eu conheço... kkkkkkkk, será que foi minha equipe que apresentou?
Vcs estão de parabéns!
Beijos