quarta-feira, 6 de março de 2013

Oficina: Aprendendo Matemática com frações

RESUMO
A oficina tem como objetivo trabalhar a matemática através de frações numéricas, sendo possível explorar jogos matemáticos para desenvolvimento do raciocínio lógico, estratégias de jogos e concentração. Ao final da oficina, se espera a aquisição de novos conhecimentos e habilidades matemáticas. Trabalhar conceitos matemáticos através de jogos é uma excelente técnica de aprendizagem, porque promove a participação, envolvimento do trabalho em equipe.

Palavras chaves: Frações - Jogos – Aprendizagem

MINISTRANTES

Gilliane França, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email: gigi.loved@hotmail.com
Laura Antunes, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email: keka_lj@hotmail.com
Rosilene Ferreira, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email: rosy_tricolor@hotmail.com
Suany Priscilla, estudante do 7º período vespertino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email: suanypriscilla@hotmail.com
 
1   CONTEÚDO:
Os numerais que representam números racionais não-negativos são chamados frações e os números inteiros utilizados na fração são chamados numerador e denominador, separados por uma linha horizontal ou traço de fração. O tema abordado é um valioso recurso para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Através de jogos com frações explorar a capacidade de resolver os problemas baseados nos fatos e na troca de experiência. O aluno admitirá a matemática como uma invenção humana, que apareceu para nos ajudar a resolver e solucionar os problemas do nosso dia-a-dia.

2  OBJETIVOS:

Geral: representar frações como parte de um todo e usar a ideia de fração ou divisão na resolução de problemas por meio do jogos coletivos.

Específicos:
  • Mostrar o raciocínio lógico matemático;
  • Desenvolver estratégias de jogo;
  • Estimular a observação e concentração.
3   DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADES:
A oficina será realizada três momentos, sendo os dois primeiros voltados para dois jogos, o primeiro será o dominó e em seguida será a pizza de frações. O terceiro momento será aplicado um jogo online.

1º Momento: Dominó de frações: Na sala chamar de dois a quatro crianças,Colocar as peças com a face virada para baixo e embaralhá-las. No caso de 2 jogadores, cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 ou 5 jogadores cada um pega 5 peças. As peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas.
Inicia o jogo quem tiver na mão a peça casada 1 e 1. Caso ninguém tenha essa peça, inicia quem tiver a peça casada 1/2 e 1/2 e assim por diante.
Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam representem a mesma parte do todo considerado.
Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa jogar.
Caso não haja mais peças a serem compradas, o jogador passa a vez.
Ganha o jogador que terminar com as peças da mão, antes do(s) adversário(s).
Caso o jogo “ tranque”, é possível “abrir”, retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo. 
2º Momento: Pizza de frações: o número de participantes nesse jogo é ilimitado.
O objetivo do jogo é fazer com que as crianças respondam problemas de fração. O professor irá ler o problema e o aluno fará a resolução, colocando na pizza o resultado sob representação fracionária. Faz-se a contagem dos pontos e ganha o jogo quem acertar o maior número de perguntas.
3º Momento: Jogo online: A criança sob instrução do professor irá resolver problemas no computador sobre o tema e por a resposta, a partir de cada acerto ele irá passar de fase, indo para um nível mais elevado.
4   RECURSOS DIDÁTICOS: Data show
5 PÚBLICO ALVO: Alunos do 7° Período Vespertino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Ufal.

6 REFERÊNCIAS
NUNES, Terezinha. CAMPOS, Tânia M. M. MAGINA, Sandra. BRYANT, Peter. Educação Matemática. Números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
 
 
ANEXOS
 Pizza de frações

 
 
 

Um comentário:

  1. Gostei muito do blog de vcs...
    Meninas, essa oficina ai eu conheço... kkkkkkkk, será que foi minha equipe que apresentou?

    Vcs estão de parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir