RESUMO
A oficina tem como
principal objetivo auxiliar as estudantes do 7º período vespertino do Curso de
Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a obterem novos
conhecimentos das diversas possibilidades do Ensino/Aprendizagem da Matemática utilizando-nos
de muita interação e dinamismo, trazendo para as participantes ideias e
sugestões a respeito de como incentivar as crianças das series iniciais do
Ensino Fundamental a terem mais gosto por esta disciplina. A oficina ficará
focada nas possíveis formas de explorar o desenvolvimento e compreensão das
expressões numéricas, procurando desenvolver, a imaginação e criatividade das
mesmas, juntamente com o favorecimento do
lúdico, nos valendo de músicas e jogos. As participantes da oficina se
colocarão no lugar de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, para a
construção de material didático, um jogo de dados de expressões numéricas, um
dado adaptado com dois ( ), dois [ ], e duas { }.
Palavras
chaves:
Jogo. Aprendizagem. Expressões Numéricas.
MINISTRANTES
Anna Karollyne Alves dos Santos,
Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, karol-as91@hotmail.com
Laíse Patrícia da Silva
Nascimento, Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas la.ise19@hotmail.com
Sidiane dos Santos Silva,
Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, anny-nanet@hotmail.com
Myrthes Delmiro de Souza,
Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, myrthes-25@hotmail.com
1 CONTEÚDO: Expressões Numéricas.
2
OBJETIVOS:
Geral: Mostrar como os recursos
didáticos como o jogo, tem um papel importante no processo de
ensino-aprendizagem, considerando mais o processo do que o produto da
aprendizagem, “aprender a aprender”.Específicos:
- Resolver expressões numéricas, desenvolvendo o espírito de competição e trabalho em equipe;
- Integrar os conteúdos matemáticos em jogos, integrando-os a situações que levem ao exercício da analise e reflexão;
- Utilizar jogos que envolvam a compreensão e aceitação de regras pelos alunos, estimulando o pensamento lógico;
- Aprender conteúdos matemáticos de forma dinâmica e interativa, explorando a criatividade.
3 DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADES:
A oficina será realizada em quatro momentos:
1º
Momento:
Relembrando o Conteúdo
Relembrar o conteúdo de expressões Numéricas através de
apresentação no Power Point. Na apresentação do Power Point estaremos
relembrando com os seguintes tópicos: 1º Quais as regras para se resolver as
expressões numéricas; 2º Reconhecendo os símbolos das expressões e 3º Paródia
com o tema: Da
esquerda para direita, autores: Lara, Luana, Aline, Joana, Isabella, Flávia e
Francesca. Música Movies like Jagger.
2º
Momento: Confecção do jogo das Expressões Numéricas.
Neste
momento os grupos de alunos irão confeccionar os dados do jogo, onde deverá
conter no lugar dos números os seguintes símbolos no dado: dois parênteses ( )
, dois colchetes [ ] e duas chaves
{ }. Formando assim, um dado com os
símbolos da expressão numérica.
3º Momento: Aplicação do Jogo.
Serão
sorteadas expressões numéricas que tenham parênteses, colchetes e chaves entre
os grupos. Em seguida, alternadamente, cada grupo lança o dado. A expressão só poderá ser resolvida seguindo a
ordem (primeiro os parênteses, depois os colchetes e por último as chaves). Se
nenhuma operação puder ser feita com o resultado obtido no dado a equipe passa
a vez. Ganha o jogo o grupo que primeiro resolver sua expressão numérica
corretamente.
4º Momento: Avaliação da oficina
Cada grupo irá responder respectivamente
as seguintes perguntas: O QUE APRENDI? O QUE CRITICO? O QUE SUGIRO?
4 RECURSOS DIDÁTICOS:
-
Tesoura
- Cola
- Fita adesiva
- Papelão
- Cartolina Guache Colorida
- Emborrachado
- Marcador permanente
5 PÚBLICO ALVO:
Alunas do
7º Período Vespertino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de
Alagoas - UFAL.
6
PRÉ-REQUISITOS:
Conhecimento das
quatro operações (adição, subtração, multiplicação e
divisão)
Conhecimento das
regras do uso dos símbolos: ( ),[ ], { };Conhecimento das regras e/ou jogo dos sinais:
+
|
+
|
=
|
+
|
+
|
-
|
=
|
-
|
-
|
+
|
=
|
-
|
-
|
-
|
=
|
+
|
Ou seja: * sinais iguais = resultado positivo
* sinais
diferentes = resultado negativo
7
REFERÊNCIAS
Disponível em: http://jmp25.blogspot.com.br/2009/02/expressoes-numericas-com-adicao-e.html Acesso em 24 de Jan. de 2013.
Disponível em: http://verticeespacocultural.com.br/2012/06/parodia-sobre-expressoes-numericas.html
Acesso em 24 de Jan. de 2013.
APÊNDICE
Jogo das Expressões Numéricas
Da esquerda para direita
Lara, Luana, Aline, Joana,
Isabella, Flávia e Francesca.
Música Moves like Jagger (feat. Christina Agulera)
Oh
Oh
Oh
E numa
expressão com muita atenção
para não fazer nenhuma confusão e efetue
a divisão ou a multiplicação
Seguindo a
ordem em que aparecerãopara não fazer nenhuma confusão e efetue
a divisão ou a multiplicação
só depois resolva a adição e a subtração
dependendo da ordem em que surgirão
Sempre da
esquerda para a direita
pois não agir na contra mão
Ao resolver a expressão obedeça os sinais
de associação, de associação
Parênteses, Colchetes e chaves
finalmente você terminou
a operação, a operação.
pois não agir na contra mão
Ao resolver a expressão obedeça os sinais
de associação, de associação
Parênteses, Colchetes e chaves
finalmente você terminou
a operação, a operação.
Podiam ter posto a gravação da paródia. Parabéns, amei a oficina.
ResponderExcluircade o audio da parodia
ResponderExcluircomo é parodia...gravaram gostaria de ouvir...ficoou bacana
ResponderExcluirqueria ouvir a paródia
ResponderExcluir