terça-feira, 5 de março de 2013

Oficina: Expressões númericas

RESUMO
A oficina tem como principal objetivo auxiliar as estudantes do 7º período vespertino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a obterem novos conhecimentos das diversas possibilidades do Ensino/Aprendizagem da Matemática utilizando-nos de muita interação e dinamismo, trazendo para as participantes ideias e sugestões a respeito de como incentivar as crianças das series iniciais do Ensino Fundamental a terem mais gosto por esta disciplina. A oficina ficará focada nas possíveis formas de explorar o desenvolvimento e compreensão das expressões numéricas, procurando desenvolver, a imaginação e criatividade das mesmas, juntamente com o favorecimento do lúdico, nos valendo de músicas e jogos. As participantes da oficina se colocarão no lugar de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, para a construção de material didático, um jogo de dados de expressões numéricas, um dado adaptado com dois ( ), dois [ ],  e duas { }.

Palavras chaves: Jogo. Aprendizagem. Expressões Numéricas.

MINISTRANTES
 
Anna Karollyne Alves dos Santos, Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, karol-as91@hotmail.com
Laíse Patrícia da Silva Nascimento, Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas la.ise19@hotmail.com
Sidiane dos Santos Silva, Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, anny-nanet@hotmail.com
Myrthes Delmiro de Souza, Estudante de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, myrthes-25@hotmail.com


1 CONTEÚDO: Expressões Numéricas.

2 OBJETIVOS:

   Geral: Mostrar como os recursos didáticos como o jogo, tem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, considerando mais o processo do que o produto da aprendizagem, “aprender a aprender”.

    Específicos: 
  • Resolver expressões numéricas, desenvolvendo o espírito de competição e trabalho em equipe;
  • Integrar os conteúdos matemáticos em jogos, integrando-os a situações que levem ao exercício da analise e reflexão;
  • Utilizar jogos que envolvam a compreensão e aceitação de regras pelos alunos, estimulando o pensamento lógico;
  • Aprender conteúdos matemáticos de forma dinâmica e interativa, explorando a criatividade.

3  DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADES:
   A oficina será realizada em quatro momentos:

1º Momento: Relembrando o Conteúdo
Relembrar o conteúdo de expressões Numéricas através de apresentação no Power Point. Na apresentação do Power Point estaremos relembrando com os seguintes tópicos: 1º Quais as regras para se resolver as expressões numéricas; 2º Reconhecendo os símbolos das expressões e 3º Paródia com o tema: Da esquerda para direita, autores: Lara, Luana, Aline, Joana, Isabella, Flávia e Francesca. Música Movies like Jagger.
2º Momento: Confecção do jogo das Expressões Numéricas.
Neste momento os grupos de alunos irão confeccionar os dados do jogo, onde deverá conter no lugar dos números os seguintes símbolos no dado: dois parênteses ( ) , dois colchetes [  ] e duas chaves {  }. Formando assim, um dado com os símbolos da expressão numérica.
3º Momento: Aplicação do Jogo.
Serão sorteadas expressões numéricas que tenham parênteses, colchetes e chaves entre os grupos. Em seguida, alternadamente, cada grupo lança o dado. A expressão só poderá ser resolvida seguindo a ordem (primeiro os parênteses, depois os colchetes e por último as chaves). Se nenhuma operação puder ser feita com o resultado obtido no dado a equipe passa a vez. Ganha o jogo o grupo que primeiro resolver sua expressão numérica corretamente.
4º Momento: Avaliação da oficina
Cada grupo irá responder respectivamente as seguintes perguntas: O QUE APRENDI? O QUE CRITICO? O QUE SUGIRO?

4   RECURSOS DIDÁTICOS:
       Tesoura
  •    Cola
  •    Fita adesiva
  •    Papelão
  •    Cartolina Guache Colorida
  •    Emborrachado
  •    Marcador permanente

5 PÚBLICO ALVO:
Alunas do 7º Período Vespertino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
 
6 PRÉ-REQUISITOS:
Conhecimento das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão)
Conhecimento das regras do uso dos símbolos: ( ),[ ], { };
Conhecimento das regras e/ou jogo dos sinais:

+
+
=
+
+
-
=
-
-
+
=
-
-
-
=
+

  Ou seja:  * sinais iguais = resultado positivo
                 * sinais diferentes resultado negativo
 
7 REFERÊNCIAS
Disponível em: http://jmp25.blogspot.com.br/2009/02/expressoes-numericas-com-adicao-e.html     Acesso em 24 de Jan. de 2013.
 
APÊNDICE

Jogo das Expressões Numéricas

 
  PARÓDIA: EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Da esquerda para direita
Lara, Luana, Aline, Joana, Isabella, Flávia e Francesca.
Música Moves like Jagger (feat. Christina Agulera)

Oh
Oh
E numa expressão com muita atenção
para não fazer nenhuma confusão e efetue
a divisão ou a multiplicação
Seguindo a ordem em que aparecerão
só depois resolva a adição e a subtração
dependendo da ordem em que surgirão

Sempre da esquerda para a direita
pois não agir na contra mão

Ao resolver a expressão obedeça os sinais
de associação, de associação

Parênteses, Colchetes e chaves
finalmente você terminou
a operação, a operação.

 

 

 

4 comentários: