RESUMO
A oficina tem como objetivo apresentar maneiras
diferentes de trabalhar triângulos e quadriláteros sem precisar se deter
somente nos conteúdos, pois é possível construir conhecimento explorando recursos
como jogos concretos, jogos em computadores, favorecendo práticas pedagógicas
com diversidade de atividades que contribuirão no processo de ensino
aprendizagem.
Palavras chaves: Triângulos. Quadriláteros.
Jogos.
Aline Régia Silva Coimbra. Email:
regia.coimbra_17@hotmail.com
Amanda Renata Amorim e Silva. Email:
amandarenata1990@gmail.com
Letícia Lima Araújo. Email:
lelima.7@hotmail.com
Samara Louise da Cunha Silva. Email:
samaracunha1@hotmail.com
Thayane Alves dos Santos Silva. Email:
thayane.missoes@hotmail.com
Estudantes do 7º Período do Curso de
Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas.
1 CONTEÚDO:
Triângulos e Quadriláteros
2 OBJETIVOS:
Geral: Construir o
conceito de triângulos e quadriláteros a partir de jogos matemáticos como forma
de desenvolver uma práxis lúdica para as aulas de matemática possibilitando
mecanismos para a criança refletir sobre a matemática.
Específicos:
- Construir o conceito de triângulos e quadriláteros a partir de jogos matemáticos;
- Mostrar que é possível trabalhar conteúdos de matemática de uma forma lúdica e prazerosa.
3 DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADE:
A oficina será realizada em três momentos:
1º Momento: Buscaremos
construir o conceito de triângulos e quadriláteros a partir de um jogo lúdico
matemático. Este processo ocorrerá da seguinte forma: primeiro dividiremos a
turma em grupos de 05 e então cedemos 12 palitos para cada grupo. Pediremos a
cada grupo que construirão um triângulo equilátero, depois um triângulo
escaleno e por ultimo um triangulo isósceles utilizando todos os palitinhos. Conforme
formos solicitando a forma do triângulo que deverá ser construído, os grupos
terão um tempo para que montar e terminado esse tempo, verificaremos qual estar
correto e passaremos as noções que classificam cada forma.
O jogo será dividido em três níveis: Fácil, Médio e Difícil.
2º Momento: Consiste no jogo de tabuleiro,
onde poderão participar 04 jogadores. Cada jogador lançará o dado uma vez e
avançará conforme o que representa cada casa. As casas do tabuleiro serão
divididas de forma aleatória em:
Responda a carta: o jogador responde uma questão da
carta que se encontra em poder do mediador do jogo;
Passe a vez: o jogador permanece no mesmo lugar sem
direito a nenhuma carta;
Pergunte ao adversário: O jogador por sua vez
escolhe outro jogador para responder uma questão da carta que se encontra com o
mediador do jogo;
Jogue outra vez: o jogador ganha o direito de jogar
outra vez;
Adivinhe a imagem: o mediador do jogo mostra uma
carta que contem uma figura e o jogador deverá adivinha o nome da figura;
Carta Surpresa: existem várias possibilidades de
avançar no jogo ou voltar. Isso dependerá da sorte. Na carta surpresa o jogador
poderá avançar algumas casas, voltar casas, escolha um jogador para jogar e
fique uma rodada sem jogar, entre outras.
Vence o jogo o primeiro que chegar a casa “Chegada”.
3º Momento: Consiste em um jogo de perguntas
e respostas, inspirado no famoso “Passa ou repassa”, com o assunto que está
sendo explorado. A turma será dividida em quatro equipes, sendo que cada
componente da equipe jogará por vez. Inicialmente, um componente de cada equipe
jogará o dado para ver qual será sua ordem de jogar. As duas equipes que tirarem
o maior número começarão jogando. A equipe que acumular mais ponto irá para
final, para disputar com a outra equipe que também acumular mais ponto. Vence a
equipe que acertar mais perguntas. O jogo será da seguinte forma: A pessoa que
comandará o jogo fará perguntas e dará três alternativas, onde uma dessas alternativas
será a correta. Quando terminar de expor as alternativas, os dois participantes
tocará na mão do que está comandando o jogo e o primeiro que conseguir tocar terá
o direito de resposta. Todos do grupo poderão participar, sendo uma dupla por
cada rodada.
4 RECURSOS DIDÁTICOS:
Utilizaremos
um jogo de tabuleiro confeccionado com TNT e folhas A4 impressas coloridas,
palitos de fósforo, notebook, projetor multimídia.
5 PÚBLICO ALVO:
Alunas do 7° Período Vespertino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
6 REFERÊNCIAS
STOLF,
Denise Ortigosa. Noções básicas de triângulos e quadriláteros.
WETTER, Luiza.Triângulos e quadriláteros. 2009.
Disponível em: http://matematicanaredi.blogspot.com.br/2009/09/triangulos-e-quadrilateros.html.
Acesso em: 30 de jan de 2013.
ANEXO
Imagem do jogo de tabuleiro
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