quinta-feira, 7 de março de 2013

Oficina - TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS: aprendendo brincando

RESUMO
A oficina tem como objetivo apresentar maneiras diferentes de trabalhar triângulos e quadriláteros sem precisar se deter somente nos conteúdos, pois é possível construir conhecimento explorando recursos como jogos concretos, jogos em computadores, favorecendo práticas pedagógicas com diversidade de atividades que contribuirão no processo de ensino aprendizagem. 
Palavras chaves: Triângulos. Quadriláteros. Jogos.
 
 MINISTRANTES
Aline Régia Silva Coimbra. Email: regia.coimbra_17@hotmail.com
Amanda Renata Amorim e Silva. Email: amandarenata1990@gmail.com
Letícia Lima Araújo. Email: lelima.7@hotmail.com
Samara Louise da Cunha Silva. Email: samaracunha1@hotmail.com
Thayane Alves dos Santos Silva. Email: thayane.missoes@hotmail.com
Estudantes do 7º Período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas.
1    CONTEÚDO:
     Triângulos e Quadriláteros
2    OBJETIVOS:
     Geral: Construir o conceito de triângulos e quadriláteros a partir de jogos matemáticos como forma de desenvolver uma práxis lúdica para as aulas de matemática possibilitando mecanismos para a criança refletir sobre a matemática.
       Específicos:
  • Construir o conceito de triângulos e quadriláteros a partir de jogos matemáticos;
  • Mostrar que é possível trabalhar conteúdos de matemática de uma forma lúdica e prazerosa.
3   DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADE:
     A oficina será realizada em três momentos:
1º Momento: Buscaremos construir o conceito de triângulos e quadriláteros a partir de um jogo lúdico matemático. Este processo ocorrerá da seguinte forma: primeiro dividiremos a turma em grupos de 05 e então cedemos 12 palitos para cada grupo. Pediremos a cada grupo que construirão um triângulo equilátero, depois um triângulo escaleno e por ultimo um triangulo isósceles utilizando todos os palitinhos. Conforme formos solicitando a forma do triângulo que deverá ser construído, os grupos terão um tempo para que montar e terminado esse tempo, verificaremos qual estar correto e passaremos as noções que classificam cada forma.
O jogo será dividido em três níveis: Fácil, Médio e Difícil.  
2º Momento: Consiste no jogo de tabuleiro, onde poderão participar 04 jogadores. Cada jogador lançará o dado uma vez e avançará conforme o que representa cada casa. As casas do tabuleiro serão divididas de forma aleatória em:
Responda a carta: o jogador responde uma questão da carta que se encontra em poder do mediador do jogo;
Passe a vez: o jogador permanece no mesmo lugar sem direito a nenhuma carta;
Pergunte ao adversário: O jogador por sua vez escolhe outro jogador para responder uma questão da carta que se encontra com o mediador do jogo;
Jogue outra vez: o jogador ganha o direito de jogar outra vez;
Adivinhe a imagem: o mediador do jogo mostra uma carta que contem uma figura e o jogador deverá adivinha o nome da figura;
Carta Surpresa: existem várias possibilidades de avançar no jogo ou voltar. Isso dependerá da sorte. Na carta surpresa o jogador poderá avançar algumas casas, voltar casas, escolha um jogador para jogar e fique uma rodada sem jogar, entre outras.
Vence o jogo o primeiro que chegar a casa “Chegada”.
3º Momento: Consiste em um jogo de perguntas e respostas, inspirado no famoso “Passa ou repassa”, com o assunto que está sendo explorado. A turma será dividida em quatro equipes, sendo que cada componente da equipe jogará por vez. Inicialmente, um componente de cada equipe jogará o dado para ver qual será sua ordem de jogar. As duas equipes que tirarem o maior número começarão jogando. A equipe que acumular mais ponto irá para final, para disputar com a outra equipe que também acumular mais ponto. Vence a equipe que acertar mais perguntas. O jogo será da seguinte forma: A pessoa que comandará o jogo fará perguntas e dará três alternativas, onde uma dessas alternativas será a correta. Quando terminar de expor as alternativas, os dois participantes tocará na mão do que está comandando o jogo e o primeiro que conseguir tocar terá o direito de resposta. Todos do grupo poderão participar, sendo uma dupla por cada rodada.

 
4     RECURSOS DIDÁTICOS:
Utilizaremos um jogo de tabuleiro confeccionado com TNT e folhas A4 impressas coloridas, palitos de fósforo, notebook, projetor multimídia.

 
5  PÚBLICO ALVO:
Alunas do 7° Período Vespertino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

 
 REFERÊNCIAS
STOLF, Denise Ortigosa. Noções básicas de triângulos e quadriláteros.
 
WETTER, Luiza.Triângulos e quadriláteros. 2009. Disponível em: http://matematicanaredi.blogspot.com.br/2009/09/triangulos-e-quadrilateros.html. Acesso em: 30 de jan de 2013.
ANEXO
 
Imagem do jogo de tabuleiro
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário