terça-feira, 5 de março de 2013

Oficina: Múltiplos e divisores

RESUMO
A oficina tem como objetivo trabalhar os múltiplos e divisores dos números naturais através de jogos, sendo possível explorar os conhecimentos relacionados ao conteúdo de forma dinâmica permitindo, assim, aos usuários ampliar tais de forma motivadora. A oficina será realizada em quatro momentos, sendo o primeiro a utilização do jogo “Brincando com os divisores”, em que serão trabalhados os conceitos de divisores e múltiplos, o mesmo consiste em um jogo de tabuleiro. O segundo momento será a exibição do vídeo  “Múltiplos e Divisores” que aborda a definição sobre os números múltiplos e divisores, o que os diferencia e alguns critérios de divisibilidade e de regra para o reconhecimento dos múltiplos. O terceiro momento consistirá na realização do jogo “Pescaria”, em que permite a identificação do grau de conhecimento que o participante tem sobre o conteúdo. O quarto e último momento é a utilização do jogo “Memória Eletrônica”, o mesmo foi adaptado da internet. O nome advém do formato do mesmo, já que a construção dele exige alguns conhecimentos da eletricidade.
Palavras chaves: Múltiplos. Divisores. Número Natural.


MINISTRANTES

Alunas do 7º período de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
Adjane dos Santos Ramos (janynha_jocum@hotmail.com)
Amanda Cássia da Silva (amandacassia.ufal@hotmail.com)
Fernanda do Nascimento ( Fernandasantos0302@hotmail.com)
Gilva Lopes de Azeredo (comcarinhoebom@hotmail.com)
Rafaela da Silva Feitosa (rafaelafeytosa@hotmail.com)
1  CONTEÚDO: Múltiplos e Divisores

2   OBJETIVOS:
     Geral: Trabalhar através de jogos os múltiplos e divisores.

     Específicos:
  • Reconhecer se um número é, ou não, divisor de outro;
  • Determinar os divisores naturais de um número;
  • Calcular a quantidade de divisores de um número natural;
  • Identificar o conjunto de divisores de um número natural;
  • Reconhecer e utilizar regras básicas na elaboração desses conjuntos;
  • Interagir de forma cooperativa na busca de soluções para problemas propostos.
3 DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADES:
A oficina será realizada em quatro momentos.

1º Momento: Trabalhar o jogo “Brincando com os divisores”, no qual o mesmo utiliza os conceitos de divisores e múltiplos. É um jogo de tabuleiro,onde a tabela está numerada de 2 a 50 e possui marcadores de 2 cores, sendo estes amarelo e azul. Inicialmente será formada duas equipes, depois decide-se a primeira equipe a jogar. A primeira equipe escolhe um número marcando com o seu marcador, a segunda equipe marca com seu marcador os divisores e múltiplos do número marcado pelo adversário e mais um novo número. Se um jogador marcar um número que não é divisor do último número assinalado pelo adversário, então, este número será considerado o último número. Cada número só poderá ser marcado uma única vez, um jogador não poderá marcar números após ter passado a sua vez. A partida termina quando todos os números são marcados e os pontos de cada jogador será a soma de todos os números que ele marcou.

2º Momento Exibir o vídeo: Múltiplos e Divisores que aborda a definição sobre os números múltiplos e divisores, o que os diferencia, alguns critérios de divisibilidade, regra para reconhecer os múltiplos de dois, três, cinco e dez. O mesmo ressalta quando o múltiplo de um determinado número é descoberto, logo é possível descobrir seu divisor.  

3º Momento: Realizar o jogo “Pescaria”, o mesmo se dá da seguinte forma: será perguntado para o participante da oficina, os múltiplos e divisores de um determinado número natural, a partir daí o mesmo terá que pescar o peixe indicando a respectiva resposta. Cada peixe é equivalente a cinco pontos. Caso o participante erre o mesmo terá que pagar uma prenda escolhida pelos outros participantes do jogo.

4 RERCUSOS DIDÁTICOS:
Dois E.V.A, uma cartolina guache, papel contato, tesoura, cola branca, régua, lápis, borracha. Depósito de plástico, imã, linha de anzol, palito de churrasco, parafuso, uma tábua de 40 cm de largura e 50 cm de comprimento, durex colorido, dois jacarés, um telefone de brinquedo, fios de instalação elétrica. 

5 PÚBLICO ALVO 
Alunas do 7° Período Vespertino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

6 BREFERÊNCIA 
Brincando com divisores e múltiplos.  Disponível em: <http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/brincando_com_divisores_e_multiplos.htm> Acesso em: 24 de janeiro de 2013.
 
ANEXOS

Jogo: Brincando com os divisores                                             
 
 
Jogo: Pescaria
                                                              Disponível em: http://www.google.com.br/url
 

Um comentário: