quarta-feira, 6 de março de 2013

Oficina: Razão e proporção

RESUMO
A oficina através de brincadeiras com o conteúdo razão e proporção, tem por objetivo revelar alguns procedimentos que podem ser utilizados pelos docentes para aguçar a curiosidade e o gosto nas aulas de matemática, o que facilitará o aprendizado e promoverá o interesse dos educandos. Uma aula lúdica pode e deve ser usada como uma ferramenta importante para estimular, não só o aprendizado, como também o raciocínio e a convivência em grupo, desenvolvendo habilidades que normalmente não são possíveis em uma aula expositiva, afinal a matemática possui diversos conteúdos que são absortos à criança e precisam ser trabalhados de forma a levantar hipóteses e desenvolver a abstração e teorização.  Além disso, razão e proporção está no cotidiano, nas compras na feira, num projeto de arquitetura, numa receita. O sujeito precisa desenvolver procedimentos que o permita chegar a soluções eficazes para seus problemas matemáticos.

Palavras chave: Razão e proporção. Brincadeira em grupo. Procedimentos.

MINISTRANTES

Andressa Silva Hora, estudante do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email: andressa-hora@hotmail.com
Jéssica Brandão da Silva, estudante do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email: jessica-bran@hotmail.com
Josineide Teixeira de Albuquerque, estudante do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email: josineidealves01@hotmail.com
 
1    CONTEUDO:
     Razão e proporção

2    OBJETIVOS:
     Geral: Utilizar a brincadeira na aula de matemática a fim de aguçar a curiosidade e      interesse dos educandos.

     Específicos:
  • Expor os procedimentos necessários para resolver problemas que envolvam razão e proporção;
  • Demonstrar através de uma brincadeira os procedimentos do conteúdo;
  • Através de um circuito estimular o uso de procedimentos necessários para a resolução de problemas com razão e proporção;
  • Desenvolver habilidades importantes para o trabalho em grupo;
  • Formular hipóteses sobre os problemas matemáticos.
3     DESCRIÇÃO, SUMÁRIO DAS ATIVIDADES:
     A oficina será composta por dois momentos, tais quais:

1º Momento: Apresentar o tema da oficina e dividir a turma em quatro grupos.
2º Momento: Realizar um circuito que engloba as seguintes instruções:
Cada grupo escolhe um representante, que por sua vez optam a cor do cone que irá identificá-lo no circuito.
Um a um, os representantes jogam o dado. Começa o jogo, o participante que obter o maior número no dado. Assim como, a sequência dos jogadores se dar pelo resultado do lançamento do dado, sendo do maior número para o menor.
Dada à sequência, cada representante joga o dado e descobre quantas casas do circuito poderá seguir.
Se cair nos números de cores azuis; responde a uma pergunta do envelope que corresponde à mesma numeração da casa em que se encontra o jogador. Errando ou acertando o jogador deve seguir o que está escrito em cada pergunta.
Se cair nos números de cores amarelos, deve olhar o que está escrito na árvore e fazer o que se pede.
Objetivo do circuito: chegar ao fim do circuito respondendo as questões que envolvem conceitos sobre razão e proporção e se desviar das barreiras ou superá-las.
4     RERCURSOS DIDÁTICOS:
  • Circuito elaborado com TNT;
  • Cones de papel ofício pintados nas cores amarelo, azul, verde e vermelho;
  • Dado confeccionado em caixa de papelão, coberto com papel ofício e numerado com círculos feitos de cartolina guache preta;
  • Questões envolvendo razão e proporção;

5   PÚBLICO ALVO:
Alunas do 7º Período Vespertino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas -UFAL.

6  PRÉ-REQUISITOS:
    As quatro operações matemáticas.
7  REFERÊNCIAS
Dicas Pedagógicas. Texto disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download. Acesso em 10 de Janeiro de 2013.
FREITAS, Elizabete Alves de.  Curso técnico em segurança do trabalho. In: ______. Razão, proporção e grandezas proporcionais. Universidade do Rio Grande do Norte. Projeto gráfico.
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Qual o material usado? Achei muito interessante. Essa oficina foi realizada? Se sim, gostaria de receber as fotos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que maravilhoso! Curso Licenciatura Matemática e gostei bastante desta aula. Gostaria de ver as fotos. Parabéns pelo trabalho!

      Excluir