RESUMO
A oficina através de
brincadeiras com o conteúdo razão e proporção, tem por objetivo revelar alguns
procedimentos que podem ser utilizados pelos docentes para aguçar a curiosidade
e o gosto nas aulas de matemática, o que facilitará o aprendizado e promoverá o
interesse dos educandos. Uma aula lúdica pode e deve ser usada como uma
ferramenta importante para estimular, não só o aprendizado, como também o
raciocínio e a convivência em grupo, desenvolvendo habilidades que normalmente
não são possíveis em uma aula expositiva, afinal a matemática possui diversos
conteúdos que são absortos à criança e precisam ser trabalhados de forma a levantar
hipóteses e desenvolver a abstração e teorização. Além disso, razão e proporção está no
cotidiano, nas compras na feira, num projeto de arquitetura, numa receita. O
sujeito precisa desenvolver procedimentos que o permita chegar a soluções
eficazes para seus problemas matemáticos.
Palavras chave: Razão e proporção. Brincadeira em grupo. Procedimentos.
MINISTRANTES
Andressa Silva Hora, estudante
do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Email:
andressa-hora@hotmail.com
Jéssica Brandão da Silva, estudante do 7º semestre do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Alagoas. Email: jessica-bran@hotmail.com
Josineide Teixeira de Albuquerque, estudante do 7º semestre do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Alagoas. Email: josineidealves01@hotmail.com
1 CONTEUDO:
Razão e proporção2 OBJETIVOS:
Geral: Utilizar a brincadeira na aula
de matemática a fim de aguçar a curiosidade e interesse dos educandos.
Específicos:
- Expor os procedimentos necessários para resolver problemas que envolvam razão e proporção;
- Demonstrar através de uma brincadeira os procedimentos do conteúdo;
- Através de um circuito estimular o uso de procedimentos necessários para a resolução de problemas com razão e proporção;
- Desenvolver habilidades importantes para o trabalho em grupo;
- Formular hipóteses sobre os problemas matemáticos.
A oficina será composta por dois momentos, tais quais:
1º Momento: Apresentar
o tema da oficina e dividir a turma em quatro grupos.
2º Momento: Realizar um circuito que engloba
as seguintes instruções:
Cada
grupo escolhe um representante, que por sua vez optam a cor do cone que irá
identificá-lo no circuito.
Um
a um, os representantes jogam o dado. Começa o jogo, o participante que obter o
maior número no dado. Assim como, a sequência dos jogadores se dar pelo
resultado do lançamento do dado, sendo do maior número para o menor.
Dada
à sequência, cada representante joga o dado e descobre
quantas casas do circuito poderá seguir.
Se
cair nos números de cores azuis; responde a uma pergunta do envelope que
corresponde à mesma numeração da casa em que se encontra o jogador. Errando ou
acertando o jogador deve seguir o que está escrito em cada pergunta.
Se
cair nos números de cores amarelos, deve olhar o que está escrito na árvore e
fazer o que se pede.
Objetivo do circuito: chegar ao fim do
circuito respondendo as questões que envolvem conceitos sobre razão e proporção
e se desviar das barreiras ou superá-las.
4 RERCURSOS DIDÁTICOS:
- Circuito elaborado com TNT;
- Cones de papel ofício pintados nas cores amarelo, azul, verde e vermelho;
- Dado confeccionado em caixa de papelão, coberto com papel ofício e numerado com círculos feitos de cartolina guache preta;
- Questões envolvendo razão e proporção;
5 PÚBLICO ALVO:
Alunas do 7º Período Vespertino do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas -UFAL.
6 PRÉ-REQUISITOS:
As quatro operações matemáticas.
7 REFERÊNCIAS
Dicas Pedagógicas. Texto
disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download. Acesso em 10 de Janeiro de 2013.
FREITAS,
Elizabete Alves de. Curso técnico em
segurança do trabalho. In: ______. Razão, proporção e grandezas proporcionais.
Universidade do Rio Grande do Norte. Projeto gráfico.
Qual o material usado? Achei muito interessante. Essa oficina foi realizada? Se sim, gostaria de receber as fotos. Obrigada!
ResponderExcluirTbm queria ver as fotos
ExcluirNossa que maravilhoso! Curso Licenciatura Matemática e gostei bastante desta aula. Gostaria de ver as fotos. Parabéns pelo trabalho!
Excluir